Forte calor exige cuidados especiais com cães e gatos
Forte calor exige cuidados especiais com cães e gatos
O verão é uma época em que os cuidados com a saúde devem ser redobrados e isto também se aplica aos animais de estimação. Conforme o adestrador e especialista em comportamento canino, Ricardo Tamborini, a temperatura do corpo de cães e gatos são mais elevadas que a do ser humano e, em períodos de forte calor, eles sofrem mais.
O consumo de água para cães nesta estação é essencial e conforme indica Tamborini, deve-se servir inicialmente gelada pois alivia a sensação de calor, além deles gostarem muito desta temperatura. Para quem tem gatos, a médica veterinária Carolina da Silva Cardoso aconselha deixar vários potes de água pela casa com cubinhos de gelo. Segundo Carolina, os gatos não costumam beber muita água e, para incentivá-los, o ideal é comprar potes maiores.
O tempo de sol para cada animal precisa ser avaliado com cautela. Aos gatos, que são mais difíceis de acompanhar a movimentação durante o dia, a médica veterinária salienta a importância do uso de um protetor solar pet ou até mesmo um produto de humanos.
Para os cachorros que curtem uma caminhada, Ricardo aconselha períodos do dia em que o sol não esteja a pino – como antes das 8h ou depois das 18h no verão. De acordo com ele, o contato da pata com o asfalto quente pode causar queimaduras severas, mas o uso de sapatilhas para cães não é indicado.
Aos cachorros que costumam passar o dia no quintal de casa, o adestrador sugere que o local tenha um ambiente com sombra.